ONG inaugura espaço para receber refugiados afegãos em Ribeirão Preto

ONG inaugura espaço para receber refugiados afegãos em Ribeirão Preto

Planeta de TODOS oferece moradia, aulas de português, integração cultural e oportunidade de trabalho para imigrantes do Afeganistão no interior de SP
Fotos: Carvalho Studio

Ribeirão Preto, São Paulo – A ONG Planeta de TODOS inaugura neste sábado (9 de março de 2024) um espaço de acolhimento para refugiados do Afeganistão em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A organização vai oferecer aos imigrantes moradia temporária, aulas de português e inglês, além de integração cultural e laboral, com a recolocação no mercado de trabalho nas empresas do Grupo TODOS, franqueador do Cartão de TODOS e mantenedor do projeto.

A seleção dos oito refugiados que irão participar do projeto em Ribeirão Preto ocorreu em parceria com instituições de auxílio humanitário no Aeroporto de Guarulhos, em SP, onde ainda se encontram mais de 200 pessoas que fugiram do Talibã. Como mulheres, crianças e idosos são prioridade no atendimento humanitário, a ONG optou por atender jovens solteiros que, em geral, ficam no fim da fila do socorro e, portanto, estão suscetíveis ao assédio do tráfico humano.

“Nosso trabalho prioriza a qualidade do atendimento humanitário e o que oferecemos vai além da moradia e alimentação. Garantimos uma oportunidade de integração cultural de longo prazo, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho brasileiro e a consequente emancipação financeira”, explica o diretor-executivo da ONG, André Naddeo.

Contexto afegão

Desde agosto de 2021, o grupo extremista Talibã retomou o poder em Cabul, capital afegã, 20 anos após ter sido expulso pelos EUA. Com a retirada das tropas norte-americanas, o grupo passou a impor sua interpretação fundamentalista da Lei Islâmica, proibindo e punindo severamente a presença de qualquer símbolo de cultura não-islâmica, como livros e imagens religiosas. Mais de 1 milhão de afegãos deixaram o país após a retomada do Talibã, segundo a ONU. Destes, 12 mil receberam o visto humanitário brasileiro emitido pelo Itamaraty. Apenas 700 refugiados afegãos no Brasil estão empregados no mercado formal atualmente, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Sobre o Planeta de TODOS

A ONG brasileira Planeta de TODOS foi fundada em 2016, é presidida por Tales Villar e mantida pelas Unidades de Negócio que compõem o Grupo TODOS Empreendimentos — AmorSaúde, MaisTODOS, Refuturiza e Cartão de TODOS. Nesses oito anos, atuou nas maiores crises migratórias do mundo, na Itália e Grécia, atendendo a jovens imigrantes vindos principalmente do Oriente Médio e África. Esteve presente na Ucrânia durante a invasão russa, e em Roraima, na fronteira com a Venezuela. Em Bogotá, na Colômbia, mantém a Casa Feliz, exclusiva para o atendimento a pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. O novo espaço em Ribeirão Preto é o primeiro no Brasil. O modelo de trabalho do Planeta de TODOS é inédito no mundo e está disponível em formato copyleft no site: planetadetodos.com.br/sobre-o-planeta-de-todos/.

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 400 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12 mil estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.